A história do PT-EDO ...

Numa homenagem muito justa ao Bandeirante que ilustra nosso blog, fizemos uma singela pesquisa e encontramos algumas preciosidades sobre esta bela aeronave.
Nada melhor do que o relato do Cmte. Carlos Edo em uma mensagem enviada ao amigo Paulo( http://www.pabloaerobrasil.net/ ), em dezembro de 2007:

"Nosso Bandeco foi originalmente adquirido da Embraer pela VASP. Número de série 016 em 1974 (Nota do editor: para ser mais exato, produzido em 29/03/1974). Prefixo PP-SBD. Temos a primeira Caderneta de Registros de Vôo!!
Depois passou para TAM voando com esta bandeira até 1995 quando foi comprada por nos. No livro do Cel. Osires Silva (A Decolagem de um Sonho) consta meu nome como Operador de Bandeirante (pag 605, linha 9). Depois eu o transferi, como aporte de capital, para minha empresa EXTREME TAXI AEREO  ( Nota do editor: Conheça  http://www.extremetaxiaereo.com.br/  e http://www.circoaereo.com.br/ ), onde permanece operando até hoje.
Na revista SKYDIVE tem uma foto do Comandante Rolim entregando-me a chave do Bandeco. Foi muito emocionante receber de tão ilustre empresário/aviador uma atenção tão especial e ainda clicado por meu filho. Já voamos com ele mais de 3.000 horas, tendo realizado inúmeras demonstrações junto do Circo Aéreo Onix (temos uma foto liderando a ESQUADRILHA DA FUMAÇA!!!) e depois na Esquadrilha Oi, além de serviços de altissima reputação no Taxi Aéreo, transportando celebridades de diversos segmentos, notadamente da música.
Durante vários anos atendemos quase em exclusividade Os Paralamas do Sucesso. Quanta honra !!
Voaram no Bandeco também Os Racionais MC, O Rappa, Fafá de Belém, a turma do Leandro e Leonardo, o Daniel, o Grupo Raça, Sensação, Sérgio Reis, dentre os quais, hoje as 21 e tantas horas me lembro. Diversas deusas também usaram as asas do PT-EDO: Juliana Paes, Mariana Kupfer, Joanna Prado, Mariana Weickert, 15 candidatas ao Top Model da Elite Models no Paraná (que colírio !!) antecipadamente me desculpando por muita omissão.
Pois é, nosso Bandeco tem uma aura muito especial, que faz muita gente dizer, "poxa, nem parece um Bandeirante!!"
Talvez o mais voado do mundo, com quase 37.000 horas de vôo sem sequer um pneu furado e contando com uma tripulação que literalmente o venera, nosso Bandeco continua firme e forte para atender os "paladares" mais exigentes em termos de custo-beneficio e qualidade de atendimento.
Se depender de nos e do Bom Deus, chegará a duplicar tão significativa marca para uma aeronave desse porte."

Abaixo vemos no meio da foto o PP-SBD nas cores da Vasp ( infelizmente não conseguimos uma foto desta aeronave nas cores da TAM - quem tiver, por favor, envie para o e-mail projetobandeirante@bhz.me para que possamos publicá-la aqui).

Abaixo a foto do simpático Cmte. Carlos Edo.

Em seguida, temos algumas imagens do interior e exterior do PT-EDO.







Além dos serviços de táxi aéreo, o PT-EDO também participa de vôos especiais, como foi o caso quando ele voou com a porta removida para uma tomada de fotos aéreas em formação dos E-jets da Azul.
Veja o incrível relato (com muitas fotos) de Gianfranco Beting (Jetsite) em http://www.jetsite.com.br/2008_v35/AeroMarketing.aspx  . Simplesmente incrível. A velha e a nova geração da Embraer voando juntas...


Um comentário:

  1. Parabéns Cmte. Carlos Edo! Como historiador e pilotos, ficamos muito satisfeitos em ver seu texto e interesse e apreço por esta significativa aeronave. Como seria para a História de nossa Aviação se houvesse mais pessoas como você, interessadas em preservar o importante legado aeronáutico e técnico brasileiro. Cordialmente, seus amigos Luiz Carlos F Souza e Caio Luiz F Souza - Curitiba, PR

    ResponderExcluir

Obrigado pelo teu comentário. Ele será lido pelo moderador e em seguida publicado.