O Bandeirante no Flight Simulator... (parte 1)

O que você acha de pilotar o avião dos seus sonhos, sem restrições, sem medo de destruí-lo, indo para qualquer aeroporto do mundo, enfrentando situações climáticas em tempo real, sendo vetorado por controladores de vôo, voando de forma visual ou por instrumentos, enfrentando panes e situações de risco, recebendo um relatório completo do seu vôo, etc. Muito legal, não é? Pois é... hoje os entusiatas da aviação e profissionais da área já possuem tudo isso de forma simulada em seus computadores domésticos.
Com o rápido avanço da informática e dos softwares de simulação, qualquer um pode realizar seu sonho de pilotar (mesmo que virtualmente) uma aeronave com todas as etapas de um vôo real.
A aviação virtual vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente após o ano de 1998, quando a Microsoft lançou a versão 98 do Flight Simulator, que melhorava consideravelmente a qualidade gráfica do software e trazia os primeiros recursos 3D, multiplayer e force-feedback para o simulador. Eu sou um entusiasta desde esta época e, em 2002 produzi meu primeiro cenário para o Flight Simulator do Aeroporto da Pampulha (SBBH) em Belo Horizonte, MG.
Em 1998, começaram a surgir os primeiros modelos mais detalhados do Emb-110 Bandeirante para o Flight Simulator 98, já com um painel detalhado e bastante funcional. Veja as imagens abaixo.




Porém, somente após 2002, surgiu o primeiro modelo de Bandeirante com um detalhamento impressionante (tanto no aspecto externo da aeronave, como no seu modelo de vôo). Este projeto ficou conhecido como "Projeto Rumba" e foi idealizado por um oficial da FAB, baseado em Fortaleza, CE.
Até hoje este é um dos modelos preferidos pelos aviadores virtuais devido ao alto grau de realismo.
Em seguida surgiram os modelos de J.E.Narcizo, com um visual externo mais leve e aprimorado e contemplando também o modelo P2 do Bandeirante e o Emb-111 "Bandeirulha" (descreveremos estes modelos na parte 2). Temos também o protótipo do CTA, produzido por J.R.Lucariny . Veja abaixo as imagens e o vídeo do modelo Rumba no Flight Simulator versão 2004.

  
Abaixo um vídeo de demonstração do Bandeirante
no Flight Simulator 2004

9 comentários:

  1. opa blz pq vcs ñ fazem o EMB-111 bandeirante com o radar preto, de pref pro (fsx)

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael.
    As aeronaves não são feitas por nós, apenas divulgamos o trabalho dos desenvolvedores e disponibilizamos para download.
    No momento temos 2 modelos do Emb-111 para o FS9, mas não testamos no FSX. Creio que irá funcionar sem problemas. Atualmente existe um desenvolvedor que está construindo um novo modelo do Bandeirante para o FS9, FSX e X-Plane. Assim que ele finalizar, estaremos divulgando aqui.

    ResponderExcluir
  3. amo a aviaçâo!muito lindo esse voo só faltou na minha opiniâo ouvir o som da aeronave.parabens a todos!

    ResponderExcluir
  4. Alguem sabe aonde encontro essa aeronave para Download, uso o FS2004 (FS9) e Amo esse avião,
    por favor deixem pra mim um link de download dela, tanto EMB110E e P1 etc, por favor!
    E-mail ou MSN: pedro.wislley@hotmail.com

    Grato: Pedro Ferreira

    ResponderExcluir
  5. Por favor se alguem souber de algum link, de onde posso fazer o download da Aeronave EMB110 P1, por favor mande-me como outro comentario, ou pelo MSN (e-mail): pedro.wislley@hotamil.com
    ah! e se souberem tambem aonde encontro a maquete do mesmo (EMB110) qualquer modelo, por favor mande-me o link
    Grato: Pedro Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Uai Pedro... aqui mesmo no blog! (rs)
    Veja na coluna ao lado, na "Biblioteca do Bandeirante" os arquivos para download do Flight Simulator. Temos todos os modelos disponíveis até então e ainda virão outros em breve.
    Utilizo estes no meu FS2004.
    Bons voos!

    ResponderExcluir
  7. Quanto as maquetes... acho que no site do Mercado Livre você encontra. Basta também fazer uma busca no Google por "maquetes Emb-110 Bandeirante" e você achará outros produtores.
    Eu prefiro um bom kit de plastimodelo da Liberty... :)

    ResponderExcluir
  8. Hеy theгe! Τhіs post cоuldn't be written any better! Reading this post reminds me of my old room mate! He always kept chatting about this. I will forward this page to him. Fairly certain he will have a good read. Thanks for sharing!

    My web page; Flight Simulator X

    ResponderExcluir

Obrigado pelo teu comentário. Ele será lido pelo moderador e em seguida publicado.